Changelings
Criança trocada
No folclore europeu e na crença popular, uma criança trocada (em francês changelin ou changeon, e, em inglês, changeling) é a prole de uma fada, troll ou outra criatura lendária que foi deixada secretamente em troca de uma criança humana. A motivação para esta conduta parece vir do desejo de ter um serviçal humano, para ter o amor de uma criança ou por pura maldade. Algumas pessoas acreditavam que os trolls levavam crianças não batizadas. Pensava-se ainda que encantamentos simples, como deixar um casaco virado pelo avesso, era suficiente para manter as fadas afastadas.
A realidade por trás de muitas lendas de crianças trocadas parece ser o nascimento de crianças deformadas ou retardadas. Todavia, de acordo com algumas lendas, seria possível detectar uma criança trocada pelo motivo oposto: elas seriam muito mais inteligentes do que a média das crianças. Quando tais "substitutos" eram descobertos a tempo, os pais tinham de levá-los de volta para o lugar de origem. Em um conto dos irmãos Grimm, há um conto sobre uma mulher, que suspeitando que seu filho havia sido trocado, começou a fermentar cerveja numa casca de bolota. O "substituto" então gritou: sou velho como um carvalho dos bosques, mas nunca tinha visto fazer cerveja em bolota e depois desapareceu.
Índice[esconder] |
[editar]Crianças trocadas na cultura popular
Crianças trocadas foram mostradas na série americana Supernatural, no episódio "The Kids Are Alright" ("As Crianças Estão Bem"), da terceira temporada. "Changeling", na série, é um parasita demoniaco que esconde crianças, normalmente, embaixo da terra e assume a forma da criança, aproximando-se da mãe para sugar toda sua força vital. Os Changelings costumam matar aqueles que se aproximam da mãe e os impedem de conseguir alimento. Os Changelings só têm sua verdadeira forma reconhecida quando a pessoa olha o reflexo dela em espelhos ou vidros. Os Changelings só podem ser mortos quando se joga sal e ateia-se fogo neles.[1]